PARAÍBA | 16/06/2021

PARAÍBA PROMOVE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO À DIABETES PARA PROFISSIONAIS DO SUS

Profissionais da saúde e gestores do Estado da Paraíba terão a oportunidade de participar do treinamento sobre Segurança do Paciente com Diabetes na Administração de Insulina no dia 16 de junho, quinta-feira, de forma totalmente online e gratuita. Profissionais da Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba serão liberados para realizar o treinamento ao vivo das 14h às 18h. Inscrições podem ser feitas através do link: https://mailchi.mp/inaff/insulinapb

O curso será promovido pelo Instituto Nacional de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (INAFF) em parceria com o Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba, Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Paraíba – COSEMS/PB e com apoio da farmacêutica Novo Nordisk, e conta com profissionais e pesquisadores de referência na Educação em Diabetes. A certificação para os participantes ocorre após a participação no encontro ao vivo e desenvolvimento das atividades na plataforma de educação à distância do INAFF.

A iniciativa pretende capacitar farmacêuticos e outros profissionais da saúde no âmbito da atenção básica, quanto ao uso do dispositivo Caneta de Insulina humana NPH ou regular, disponível no SUS para pacientes com Diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2, com necessidade de insulinoterapia. Atualmente a população elegível para uso da caneta são pacientes de até 19 anos ou acima de 50 anos, como indica a nova nota técnica Nº 84/2021-CGAFB/DAF/SCTIE/MS. A medida visou promover a expansão de acesso ao dispositivo em resposta ao maior risco de agravamento nos casos do novo Coronavírus entre os pacientes com diabetes.

Prof. Lindemberg Assunção Costa, coordenador do curso, indica que o farmacêutico tem autonomia para dispensar a caneta de insulina, mesmo que o dispositivo não esteja escrito explicitamente na prescrição.

“O profissional pode analisar as demandas do prescritor e disponibilizar ao paciente o medicamento e dispositivo que melhor se adequa ao paciente, considerando os critérios estabelecidos nas notas técnicas do Ministério da Saúde”.

O pesquisador e professor da Faculdade de Farmácia da UFBA ressalta, ainda, que o profissional deve capacitar e educar o paciente quanto à utilização adequada das canetas.

O curso fornece as ferramentas para esses profissionais atuarem na educação dos pacientes, promovendo maior acesso à tecnologia e melhorando a adesão ao tratamento.

Este curso será totalmente gratuito para os profissionais da saúde dos municípios da Paraíba. Todo material do curso (vídeo-aulas, material didático e acesso a plataforma EAD do INAFF) ficará disponível para acesso em nosso site.

Quanto: Gratuito

Quando: 16 de junho de 2021, das 14h às 18h.

Inscrições: https://mailchi.mp/inaff/insulinapb

Colocamo-nos à disposição por meio de correio eletrônico ou telefone para maiores esclarecimentos: E-mail: secretaria.executiva@inaff.org.br, telefone: +55 (71) 3561.0260 (Whatsapp).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima