O INAFF
Em 2013, o então diretor da assistência farmacêutica do Estado da Bahia, Prof. Lindemberg Assunção, criou um dos primeiros eventos de educação continuada na área de Assistência Farmacêutica, Avaliação de Tecnologias em Saúde e Farmacoeconomia, intitulado Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (FAFF). Este Fórum nasceu da necessidade de ampliar o debate sobre a Avaliação de Tecnologias em Saúde e o acesso a medicamentos no Brasil, considerando diferentes perspectivas (governo, academia, profissionais de saúde, gestores, associação dos pacientes, operadores do direito e as instituições do SUS).
Como fruto deste Fórum, nasce a ideia, em 2017, de criar uma instituição com o objetivo de fortalecer o acesso aos medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS) através de ações permanentes de pesquisa, ensino e extensão, com foco na prestação de serviços nas áreas de assistência farmacêutica, avaliação de tecnologias em saúde, farmacoeconomia e gestão/inovação em saúde, o que culminou na criação do Instituto Nacional de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia – INAFF.
Em oito anos, o INAFF se transformou no maior e melhor instituto com foco na qualificação do acesso a medicamentos no Brasil, com parcerias consolidadas com o Ministério da Saúde, OPAS, CONASS, CONASEMS, CNS, secretarias estaduais e municipais de saúde, universidades públicas e privadas, tanto nacionais quanto internacionais. Além disso, o INAFF vem atuando fortemente na realização de pesquisas e disseminação científica através do Jornal de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia – JAFF e do prêmio JAFF que incentiva a produção científica de pesquisadores, professores, gestores e profissionais de saúde em todo o Brasil.
O INAFF atualmente é um instituto colaborador do SUS, e pode desenvolver também parcerias tanto com o setor público quanto o privado, propondo soluções e produtos que possam desenvolver a ciência brasileira em prol do SUS.
Missão
Qualificar e promover o acesso a medicamentos no Brasil
Visão
Ser referência nacional na qualificação e promoção do acesso a medicamentos nas áreas de Assistência Farmacêutica, Avaliação de Tecnologias em Saúde e Farmacoeconomia
Valores
Ética;
Excelência Científica;
Defesa do SUS;
Fortalecimento da AF;
Intercambialidade de conhecimento e produção de saberes.
Nosso Diferencial
- LIDERANÇA E EXPERTISE EM RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS
Com as Secretarias Estaduais de Saúde (SES), Ministério da Saúde, Conselhos Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS); Engajamento entre os diferentes stakeholders que tem papel importante no acesso a medicamentos no Brasil (profissionais da saúde, gestores públicos e privados, associações de pacientes, profissionais da indústria farmacêutica, pesquisadores, professores e líderes de opinião e políticos); - EXPERTISE TÉCNICO – CIENTÍFICA
No desenvolvimento pesquisas, nas áreas de acesso tanto no mercado público quanto privado, em assistência farmacêutica, Avaliação de Tecnologias em Saúde, Farmacoeconomia e inovação; - EXPERTISE EM GESTÃO PÚBLICA
No apoio e desenvolvimento da articulação entre a Política de Saúde, Sistema de Saúde e Políticas Nacionais de Medicamentos e de Assistência Farmacêutica, sua gestão, financiamento, regulação, monitoramento e funcionamento no âmbito do Ministério da Saúde, das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde; - EXPERTISE NO DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS DE ENSINO E EXTENSÃO
Tanto presencial e quanto por ambiente virtual de aprendizagem com foco nas necessidades educacionais para o aperfeiçoamento para o diagnóstico situacional e planejamento e gestão de serviços de assistência farmacêutica e cuidado farmacêutico, ATS e Farmacoeconomia nas Secretarias Estaduais e no Ministério da Saúde; - TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
O INAFF é uma das poucas Organizações Não Governamentais que possuí mecanismos de transparência garantida por Auditoria externa independente realizada por auditores cadastrados pela Comissão de Valores Mobiliários – gerência de normas de auditoria (GNA).
Diretoria
Lindemberg Assunção
Presidente
Pablo de Moura
Vice-Presidente
Pedro Wagner Cordeiro
Tesoureiro
Juliana Ferreira Fernandes
Secretária
Conselho Fiscal
- Harrison Floriano, Conselho Fiscal – Efetivo;
- Maria Gabriela Santos, Conselho Fiscal – Efetivo.
Estrutura Organizacional
Departamento de Operações
- Luciana Fernandes
Departamento de Ensino
- Pablo Moura
Departamento de Pesquisa e Inovação
- Juliana Fernandes
Departamento de Acesso e Relações Institucionais
- Sandra Barros
Departamento Financeiro
- Lorena Pitanga
Departamento de Compliance
- João Pedro Lima