Notícias

Notícias

  • Início
  • Notícias
  • Senado Federal aprova projeto de lei que autoriza um representante da sociedade civil na Conitec

Senado Federal aprova projeto de lei que autoriza um representante da sociedade civil na Conitec

O projeto visa ampliar a influência de organizações que questionam a atuação da Conitec.
 

Nesta última terça-feira (18), o Senado aprovou um projeto que modifica a Lei Orgânica da Saúde (8.080/90), alterando a formação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) para incluir uma representante da sociedade civil.

O assento destinado ao representante da sociedade civil será rotativo, sendo ocupado por uma entidade de acordo com a área da saúde em discussão. O texto é de autoria da deputada Rosângela Moro (União Brasil – SP), e a troca de representantes ocorre conforme o tema a ser tratado, podendo até haver a substituição de representantes durante uma mesma reunião, dependendo da tecnologia discutida.

O projeto visa ampliar a influência de organizações que questionam a atuação da Conitec. O texto foi aprovado no Senado sem resistência, com Sérgio Moro (União Brasil – PR) defendendo a proposta como uma forma de garantir maior participação social, especialmente em doenças raras, que são uma das bandeiras da deputada.

A mudança gerou debate no Senado, quando outros senadores levantaram a questão de que seria necessário implementar outras alterações na Conitec para garantir maior tecnicidade ao comitê. Os senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Fabiano Contarato (PT-ES) argumentaram que a proposta deveria ir além e garantir formas de evitar interferências políticas e ideológicas no processo.

Para algumas organizações, a proposta gerou desconfiança. O temor é que, em uma única reunião, possam ser discutidos vários temas, alguns dos quais não têm representação, além das dúvidas sobre a viabilidade do processo.

O INAFF apoia e promove a disseminação de informações científicas e sobre o acesso à saúde no Brasil.

Rolar para cima