“Educar, defender e agir agora” é tema central da campanha
Com o tema central “Educar, defender e agir agora”, a semana Mundial de Conscientização Sobre o Uso de Antimicrobianos (RAM) começa hoje (18). Promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o tema da campanha deste ano é “Educar, defender e agir agora”. Tedros Adhanom, chefe da OMS ressalta que a ação contra resistência microbiana é tão urgente quanto a emergência climática.
A resistência antimicrobiana, também conhecida como RAM, acontece quando microrganismos como bactérias, fungos, vírus e parasitas sofrem alterações e adaptações quando expostos a antimicrobianos (antibióticos, antifúngicos, antivirais, antimaláricos ou anti-helmínticos), ou seja, os medicamentos perdem a eficácia e as infecções continuam no organismo. A resistência antimicrobiana representa uma ameaça à saúde pública mundial.
Durante a 4ª Conferência Ministerial Global de Alto Nível sobre Resistência Antimicrobiana, realizada em Jeddah, na Arábia Saudita, foram discutidas alternativas e propostas para a resolução do problema. Estiveram presentes 57 países e mais de 450 participantes das principais organizações internacionais e da sociedade civil.
O Ministério da Saúde brasileiro esteve presente representado pela secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel. A sua participação foi marcada pelo discurso em fortalecimento ao diagnóstico de RAM, no qual destacou a necessidade do controle à saúde, integralizando a saúde humana, animal e ambiental.
No decorrer da conferência foram estabelecidas três prioridades principais pela OMS: ampliar o financiamento e incentivos governamentais para a pesquisa e desenvolvimento de novos antibióticos, garantir o acesso igualitário e o uso apropriado de medicamentos antimicrobianos.
Os farmacêuticos têm um papel fundamental nessa campanha na promoção de conhecimentos e educação sobre os riscos do uso inapropriado de antibióticos. As intervenções e o envolvimento dos farmacêuticos na tomada de decisões clínicas podem contribuir com a diminuição do uso desnecessário de antibióticos.
O INAFF apoia e promove a disseminação de informações sobre acesso à saúde no Brasil.