A Reunião contou com a presença de gestores de saúde, secretário de Ciência, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde.
A 3ª Reunião Geral dos Núcleos de Economia da Saúde (NES) foi realizada na última semana, em formato virtual, reunindo gestores de saúde das esferas nacional, estadual e municipal. O encontro teve como objetivo promover a troca de boas práticas entre os NES e refletir sobre o papel desses núcleos na promoção da equidade e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Um dos temas centrais foi a importância dos NES na valorização da soberania tecnológica e produtiva para o setor industrial da saúde, ressaltando seu papel estratégico.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics), Carlos Gadelha, estava presente durante a reunião e deu contribuições acerca do papel do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS) para o avanço tecnológico e produtivo do setor.
Já a coordenadora de Gestão de Custos do Departamento de Economia e Desenvolvimento em Saúde (Desid), Maciene Mendes, que também esteve presente no encontro, destacou as contribuições do Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC) na qualificação da gestão pública. Maciene mencionou a ferramenta do PNGC, O ApuraSUS, que permite o acesso das secretarias e dos gestores estaduais e municipais de saúde sobre os custos dos serviços em saúde.
O que são as NES?
Os Núcleos de Economia da Saúde (NES) são estruturas organizacionais que atuam dentro das secretarias de saúde estaduais e municipais. O objetivo das NES é gerir os custos e recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).
A diretora do Departamento de Economia e Desenvolvimento em Saúde (Desid), Erika Aragão, destaca a importância da criação das NES, diante de um cenário de desafios econômicos as NES cooperam para uma administração eficiente dos recursos em saúde.
O INAFF apoia e promove a disseminação de informações sobre acesso à saúde no Brasil.