Notícias

Notícias

  • Início
  • Notícias
  • Ministério da Saúde e CAPES planejam parceria com incentivo à pós-graduação em saúde

Ministério da Saúde e CAPES planejam parceria com incentivo à pós-graduação em saúde

O debate sobre o plano ocorreu na 236ª reunião ordinária do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, realizada na última semana.

Durante a 236ª reunião ordinária do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, a discussão foi centrada nas últimas revisões do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2025-2029 e nas futuras parcerias entre o Ministério da Saúde e o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O objetivo é ampliar a qualificação dos profissionais de saúde e a produção científica, de acordo com as necessidades do Sistema de Saúde.

Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES, que esteve presente durante a reunião, falou sobre o PNPG. A gestora declarou que, inicialmente, é mais prudente ouvir as sugestões dos colegiados dos cursos de saúde antes de levar uma proposta definitiva ao Conselho Superior da Coordenação.

Durante o encontro, Antonio Gomes de Souza Filho, diretor de Avaliação da CAPES e presidente do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, ressaltou a importância de criar uma parceria entre o SNPG e o Ministério da Saúde, com o objetivo de fortalecer programas de pós-graduação em saúde, contribuindo para as demandas de saúde da sociedade.

Mônica Felts, diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, também esteve presente na reunião e destacou que seria importante adotar uma abordagem multidisciplinar, que abrange áreas sociais e ambientais, além da saúde, que é o foco principal. A diretora mencionou uma fonte de recursos do Ministério que financia cursos já existentes ou que serão criados por meio desta iniciativa.

O INAFF apoia e promove a disseminação de informações científicas e sobre o acesso à saúde no Brasil.

Rolar para cima