Estratégias e novas tecnologias serão usadas para a prevenção de casos e mortes em todo território nacional.
Durante a 359ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS) na última semana, foi apresentado o Movimento Nacional de Enfrentamento à Dengue e Outras Arboviroses. O intuito do programa é reduzir os casos e mortes pela doença, através de novas tecnologias e estratégias de prevenção.
O plano leva em conta 6 categorias principais: prevenção, vigilância, controle vetorial, organização da rede assistencial, preparação para emergências e comunicação com participação comunitária.
Entre as pautas de discussão, os três destaques importantes foram o uso de tecnologias inovadoras que incluem a disseminação de mosquitos machos estéreis para controlar o Aedes aegypti; o projeto de “estações disseminadoras”, que aplica a larvicida de forma eficiente em áreas negligenciadas; e o programa “Infodengue”, que promete acompanhar os surtos de dengue diante do consumo de medicamentos em cada região.
Foi reiterado durante a reunião, a importância da participação popular na verificação dos focos de mosquitos nas casas e os esforços de todos os profissionais do governo para o combate à dengue.
O INAFF apoia e promove a disseminação de informações sobre acesso à saúde no Brasil.