O evento, que aconteceu na capital mineira, discutiu a importância do acesso aos serviços de saúde no SUS.
Na última semana, em Belo Horizonte, aconteceu o evento Maiss Acesso, promovido pela Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais (SES/MG), em parceria com o Instituto Nacional de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (INAFF). Durante os dois dias de evento (quinta e sexta-feira), foi discutida a importância do acesso aos serviços de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).
Na oportunidade, estavam presentes Juliana Ávila (subsecretária de Acesso a Serviços de Saúde da SES-MG), Camila Castro (subsecretária de Acesso a Serviços de Saúde da SES-MG), Renan Oliveira (subsecretário de Regionalização) e Marina Cury (chefe de gabinete da SES-MG), além de diversos representantes de equipes de acesso a insumos e serviços de saúde.
Para o presidente do INAFF, Lindemberg Assunção, convidado para a Conferência de Abertura, o evento traz uma inovação muito importante, que é a organização da Secretaria de toda área de Acesso em uma única estrutura. “A judicialização, assistência farmacêutica, e a regulação devem estar tudo dentro de uma mesma caixinha. Uma proposta muito inovadora de amplificar o debate de Acesso e aproximar essas áreas que tradicionalmente são separadas dentro da estrutura da Secretaria.”
Durante o evento também foi realizada a 312ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-SUS/MG), onde foi colocado em pauta o combate às arboviroses, imunização e o fim dos débitos ligados ao extrapolamento de teto de financiamento referentes a anos anteriores.
O INAFF apoia e promove a disseminação de informações sobre acesso à saúde no Brasil.