Notícias

Notícias

Divulgada a lista dos biossimilares mais vendidos no Brasil

O levantamento aponta o Brasil como o maior polo fabricante na América Latina.


Um levantamento divulgado pela PróGenéricos na última semana, apontou os medicamentos biossimilares mais vendidos do Brasil. De acordo com o documento, atualmente o Brasil conta com 15 fabricantes de medicamentos biossimilares, que são responsáveis por  mais de 48 registros de fármacos, que derivam mais de 77 apresentações comercializadas. 

Na lista, os medicamentos que aparecem como mais vendidos são Adalimumabe (para o tratamento de doenças autoimunes como artrite reumatoide, psoríase e doença de Crohn); Enoxaparina sódica (utilizada na prevenção e tratamento de trombose venosa profunda e embolia pulmonar); Insulina glargina (usada no tratamento de diabetes tipo 1 e tipo 2); Somatropina (Indicada para deficiência de hormônio do crescimento em crianças e adultos). 

Atualmente, mais de 40 empresas na América Latina estão comercializando ou investindo em medicamentos biológicos e biossimilares. O Brasil se destaca como o principal polo de fabricação na região, superando países como México, Colômbia, Argentina, Peru e Chile.

O que são medicamentos biossimilares?

A biotecnologia revolucionou a indústria farmacêutica com os medicamentos biológicos, produzidos a partir de organismos vivos e usados para tratar doenças como câncer, artrite reumatoide, diabetes e hepatites. Os biossimilares, altamente semelhantes aos biológicos originais, oferecem eficácia similar com menor custo, embora ainda sejam produtos de alta complexidade e preço elevado. Assim como os genéricos, só podem ser fabricados após o vencimento da patente do original.
Recentemente, foi publicada no Diário da União a Lei Nº 15.087, de 3 de janeiro de 2025, que institui o Dia Nacional do Medicamento Biossimilar, em 16 de dezembro.

O INAFF apoia e promove a disseminação de informações científicas e sobre o acesso

Rolar para cima