De acordo com o balanço feito pela Secretaria-Executiva da Comissão, houve um aumento de 40% de demandas avaliadas em relação ao ano anterior.
No balanço do ano de 2024, a Secretaria-Executiva da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), destacou os avanços e resultados alcançados ao longo do ano.
De acordo com os dados, houve o crescimento de 17% em relação ao ano anterior na análise qualitativa no tratamento de contribuições das consultas públicas dos processos da Comissão. Esse marco simboliza um progresso significativo, pois esse tipo de abordagem metodológica permite uma visão mais abrangente sobre como as tecnologias impactam o sistema de saúde e a vida dos usuários.
O balanço destacou um avanço inédito: o desenvolvimento de sínteses de evidências qualitativas para apoiar a atualização e elaboração de Diretrizes Clínicas. Pela primeira vez, três dessas sínteses com dados qualitativos contribuíram diretamente para a construção de diretrizes relacionadas à fratura do colo do fêmur em pessoas idosas, fibrose cística e retinopatia diabética.
A secretaria-executiva da Comissão também apontou que o aumento das participações está ligado ao aprimoramento do processo preparatório. Ao longo do ano, a equipe participou de fóruns e eventos sobre participação social, apresentou atividades, trocou experiências e realizou oficinas para divulgar os mecanismos da Conitec. Destaque para apresentações em eventos importantes, como o HTAi Policy Forum, referência em Avaliação de Tecnologias em Saúde. Diversas ações foram desenvolvidas para fortalecer a participação dos usuários no processo de avaliação.
O INAFF apoia e promove a disseminação de informações científicas e sobre o acesso à saúde no Brasil.