Notícias

Notícias

Brasil muda estratégia de vacinação da poliomielite

 A medida foi adotada na última segunda-feira (4/11), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Brasil. 

No início desta semana, o Ministério da Saúde adotou um novo esquema vacinal contra a poliomielite (paralisia infantil). As duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), conhecidas como ‘gotinhas’ , vão ser substituídas pela vacina inativada poliomielite (VIP). Novas evidências científicas mostraram que a nova tecnologia vai garantir maior eficácia no esquema vacinal.

O esquema vacinal anterior contava com o manejo de três doses da VIP aos 2,4 e 6 meses e duas doses de reforço da VOPb aos 15 meses e aos 4 anos de idade. De agora em diante, será preciso apenas uma dose de reforço da VIP aos 15 meses. Portanto,  o novo esquema vacinal será:

  • 2 meses – 1ª dose (VIP);
  • 4 meses – 2ª dose (VIP);
  • 6 meses – 3ª dose (VIP);
  • 15 meses – dose de reforço (VIP).

O diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), Eder Gatti, destacou que o Brasil está seguindo uma tendência mundial, adotada em países como os Estados Unidos e nações da Europa, onde o esquema com a VIP é amplamente utilizado.

Erradicada no Brasil há 34 anos, a poliomielite ainda é uma preocupação, e essa nova estratégia de vacinação busca garantir que o país permaneça livre de novos casos da doença.

O INAFF apoia e promove a disseminação de informações sobre acesso à saúde no Brasil

Rolar para cima