Notícias

Notícias

  • Início
  • Notícias
  • Anvisa aprova novo tratamento para hipertensão arterial pulmonar 

Anvisa aprova novo tratamento para hipertensão arterial pulmonar 

 O medicamento deve ser utilizado em adultos para aumentar a capacidade de exercícios e locomoção dos pacientes, além de reduzir risco de complicações.

Na última semana a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo tratamento  para adultos com hipertensão arterial pulmonar. O medicamento (sotatercepte)  tem como objetivo aumentar a capacidade de exercícios e locomoção dos pacientes, melhorar a Classe Funcional (índice de gravidade da doença) da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a doença, e reduzir o risco de complicações.

Nos Estados Unidos, o sotatercepte foi o primeiro medicamento  inibidor de sinalização de activina aprovada pelo FDA (Food and Drug Administration), o órgão regulador. Além disso, medicamento já recebeu a Designação de Terapia Inovadora do FDA.

De acordo com o estudo, a adição do novo medicamento à terapia de base resultou em um aumento de 41 metros na distância percorrida pelos pacientes durante o Teste de Caminhada de Seis Minutos, um importante parâmetro na avaliação de doenças pulmonares e cardiovasculares.

Administrado por injeção subcutânea a cada três semanas, o medicamento pode ser aplicado por pacientes ou cuidadores, desde que tenham recebido treinamento e acompanhamento de um profissional de saúde.

A hipertensão arterial pulmonar é uma doença que costuma levar à falta de ar, até mesmo para exercícios leves, além de tontura e fadiga. Dentre as principais causas estão a insuficiência cardíaca,  doenças crônicas que formam coágulos de sangue, e distúrbios pulmonares ou baixos níveis de oxigênio no sangue.

O INAFF apoia e promove a disseminação de informações científicas e sobre o acesso à saúde no Brasil.

Rolar para cima