A atualização foi feita para a cepa JN.1
Na última sexta-feira (22/11), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a atualização da composição de duas vacinas contra a covid-19. A ação envolve a substituição da cepa utilizada na fabricação do imunizante, em conformidade com as normas recentemente divulgadas pela Anvisa.
De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 905/2024 e a Instrução Normativa (IN) 316/2024, a orientação é que as doses sejam atualizadas periodicamente, contendo as cepas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), assim como acontece com a vacina contra a influenza.
Atualmente, o Brasil dispõe de três vacinas monovalentes aprovadas para a prevenção da Covid-19, mas apenas duas solicitaram atualização à Anvisa.
Em setembro deste ano, a Anvisa deu prioridade à análise dos dados e evidências apresentadas pelas fabricantes, considerando que esses imunizantes integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, conforme estabelecido pela RDC 204/2017.
A indicação das vacinas permanece igual à dos registros originais, autorizando seu uso em indivíduos a partir de 6 meses de idade. Entretanto, o esquema posológico varia conforme o produto administrado, a idade e o histórico de vacinação.
Para mais detalhes, recomenda-se consultar as bulas dos imunizantes disponíveis no Bulário Eletrônico da Anvisa.
O INAFF apoia e promove a disseminação de informações sobre acesso à saúde no Brasil.