O anuário traz dados sobre a indústria farmacêutica no ano de 2023.
A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) publicou na última semana a 7ª Edição do Anuário Estatístico do Mercado Farmacêutico. O intuito da divulgação é fortalecer a transparência do mercado farmacêutico, expandindo a participação da sociedade nos processos regulatórios e na elaboração de políticas públicas na área da saúde.
Os dados contidos nesta edição no anuário contém as empresas e fármacos regulados pela CMED, e este ano voltou a incorporar o ‘Anexo Estatístico’, desenvolvido para oferecer uma base completa com indicadores e tendências explorados pelo mercado farmacêutico ao longo do ano. O anuário visa delinear o perfil desse mercado, no qual foram analisados dados consolidados até setembro de 2024, obtidos a partir dos relatórios de vendas enviados pelas empresas.
Segundo os dados do Anuário, o mercado de fármacos brasileiro teve faturamento próximo a R$142,43 bilhões em 2023, tendo um crescimento de 8,53% se comparado a 2022. Os dados contabilizaram 223 empresas em participação no setor que disponibilizaram 6.955 nomes comerciais de produtos em 509 classes terapêuticas distintas. Foram vendidos 1.913 princípios ativos diferentes, o que demonstra a diversidade e a complexidade do mercado.
Para ler o Anuário completo, acesse este link.
O INAFF apoia e promove a disseminação de informações sobre acesso à saúde no Brasil.