PERNAMBUCO | 11/03/2021

PERNAMBUCO PROMOVE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO À DIABETES PARA PROFISSIONAIS DO SUS

Profissionais da saúde e gestores de Pernambuco terão a oportunidade de participar do treinamento sobre Segurança do Paciente com Diabetes na Administração de Insulina no dia 11 de março, quinta-feira, de forma totalmente online e gratuita. Profissionais da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco serão liberados para realizar o treinamento ao vivo das 14h às 18h. Inscrições podem ser feitas através do link https://mailchi.mp/inaff/insulinape.

O curso será promovido pelo Instituto Nacional de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (INAFF) em parceria com o Ministério da Saúde, e apoio da farmacêutica Novo Nordisk, e conta com profissionais e pesquisadores de referência na Educação em Diabetes. A certificação para os participantes ocorre após a participação no encontro ao vivo e desenvolvimento das atividades na plataforma de educação à distância do INAFF.

A iniciativa pretende capacitar farmacêuticos e outros profissionais da saúde quanto ao uso do dispositivo Caneta de Insulina humana NPH ou regular, disponível no SUS para pacientes com Diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2, com necessidade de insulinoterapia. Atualmente a população elegível para uso da caneta são pacientes de até 19 anos ou acima de 50 anos, como indica a mais nova nota técnica, que será publicada ainda neste mês. A medida visou promover a expansão de acesso ao dispositivo em resposta ao maior risco de agravamento nos casos do novo Coronavírus entre os pacientes com diabetes.

A caneta de insulina, apesar de ser uma tecnologia nova já disponível para uso, está sendo subutilizada dentro dos serviços. Para o diretor geral de Assistência Farmacêutica do Estado de Pernambuco, Mário Moreira, o curso fornecerá autonomia aos profissionais do estado.

“É muito importante para que a gente possa permitir ao profissional de saúde conhecer essa nova tecnologia, desmistificar algumas questões e fazer chegar à ponta a informação necessária para que a gente possa qualificar nossos profissionais ainda mais na linha de frente de atenção ao diabetes”, relata.

Prof. Lindemberg Assunção Costa, coordenador do curso, indica que o farmacêutico tem autonomia para dispensar a caneta de insulina, mesmo que o dispositivo não esteja escrito explicitamente na prescrição. “O profissional pode analisar as demandas do prescritor e disponibilizar ao paciente o medicamento e dispositivo que melhor se adequa ao paciente, considerando os critérios estabelecidos nas notas técnicas do Ministério da Saúde”. o pesquisador da Faculdade de Farmácia da UFBA ressalta, ainda, que o profissional deve capacitar e educar o paciente quanto a utilização adequada das canetas.

“O curso fornece as ferramentas para esses profissionais atuarem na educação dos pacientes, promovendo maior acesso a tecnologia e melhorando a adesão ao tratamento”, finaliza.

SERVIÇO

O quê: Curso Online sobre Segurança do Paciente com Diabetes na Administração de Insulina

Quanto: Gratuito

Quando: 11 de março de 2021, das 14h às 18h.

Inscrições: https://mailchi.mp/inaff/insulinape 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima